segunda-feira, 5 de maio de 2014

O inverno e as doenças respiratórias

É preciso tomar muito cuidado para se manter livre das doenças respiratórias no inverno

Com a chegada do inverno é comum o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos que são mais vulneráveis a esse tipo de enfermidade, pois possuem um sistema imunológico mais frágil que o dos adultos.

Existem três tipos de doenças respiratórias e vários motivos para que elas apareçam mais nessa época do ano. Além de o ar ficar mais seco e o ambiente mais frio, há uma maior aglomeração de pessoas e a poluição se intensifica nos grandes centros urbanos.

Quando inspiramos, o ar passa por um processo de umidificação antes de chegar aos pulmões, como no inverno o ar costuma ficar mais seco esse processo é comprometido. Isso dificulta a respiração e facilita o aparecimento de oenças respiratórias.

Considerando que por causa do frio as pessoas costumam ficar trancadas todas juntas em ambientes fechados, a facilidade com que vírus e bactérias se espalham é muito grande. O quadro ainda é agravado pela poluição que costuma ficar maior nos meses mais frios, pois a temperatura mais baixa dificulta a dispersão dos poluentes no ar.

Outro fator a ser considerado é o uso de agasalhos. 

Como a maior parte do Brasil costuma ter temperaturas quentes durante quase todo o ano, quando o frio chega, casacos e cobertores que estavam guardados há muito tempo são tirados do armário junto com os já conhecidos ácaros. Para se livrar desses microorganismos indesejáveis, que também podem causar doenças respiratórias, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda a lavagem e secagem ao sol de mantas, cobertores e blusas de lã que estiveram guardadas.

As enfermidades respiratórias podem ser divididas em doenças alérgicas, doenças crônicas de pulmão e as infecções respiratórias. As mais comuns nessa época do ano são: amidalite, bronquite, gripe, otite, pneumonia, resfriado, rinite e a sinusite. Todas podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. É importante lembrar que quem já possui quadro clínico com alguma doença alérgica ou crônica deve procurar o seu médico no inverno.


Algumas dicas para manter a saúde:

- Mesmo a sensação de sede sendo menor no inverno, é importante que as pessoas bebam bastante água para ficarem hidratadas.

- O uso de umidificadores ou de bacias cheias de água aumentam a umidade do ar e facilitam a respiração.

- Evitar banhos muito quentes impede que a camada de gordura da pele seja retirada, o que evita que ela fique seca ou que apareça algum tipo de alergia.

- Fazer exercícios físicos aumenta a capacidade respiratória, por isso não pare de se mexer por causa do frio.

- Se você tem mais de 60 anos é importante que se vacine contra a gripe para se prevenir.

- Evitar lugares fechados também ajuda a ficar longe das doenças respiratórias, assim como manter suas roupas de cama e vestimenta sempre limpas.

- Lave as mãos com freqüência para evitar que você mesmo leve microorganismos nocivos para a sua boca.

O inverno é uma boa hora para parar de fumar, pois os fumantes e as pessoas que convivem com eles têm muito mais chances de contrair enfermidades respiratórias que as outras pessoas.

- Em caso de dúvidas, sempre procure um médico.

As principais enfermidades:

* Resfriados: geralmente são provocados por vírus que comprometem a laringe, faringe e a nasofaringe. Surge um discreto mal-estar. Os sintomas costumam ser mais leves e as rotinas de vida não são interrompidas. Em geral dura dois ou três dias.

* Gripe: o causador também é um vírus (exemplo: vírus influenza) que tem inúmeras variantes e sofre constantes mutações. Compromete as mesmas regiões do resfriado somando-se a traquéia e os brônquios. Os sintomas de febre, prostração, forte mal-estar, tosse e dor no peito levam as pessoas, muitas vezes, a interromper suas atividades do dia-a-dia. Estas são as principais características que diferenciam a gripe do resfriado comum. O estado gripal pode estender-se por mais de vinte dias.

* Pneumonia: os principais agentes causadores são bactérias e vírus. A presença de tosse, expectoração, dor no peito ou nas costas, prostração, febre e falta de ar.

Texto: Fala Bom Fim