segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovem autista não falava nada, agora canta e lança álbum

Um homem autista preso em um mundo de silêncio, que só falava algumas poucas palavras, surpreendeu sua família cantando e já lançou seu próprio álbum. 

Kyle Coleman, de 27 anos, foi diagnosticado com "autismo clássico" quando tinha três anos. Em seu mundo particular, não falava, e até pouco tempo atrás nunca havia proferido uma frase completa.

Kyle era quase completamente não-verbal até 2009, quando sua mãe o levou para sessões de terapia musical e começou a cantar junto com ele suas músicas favoritas. O jovem, que mora na Cornuália, na Inglaterra, agora passa horas em um estúdio de gravação e está lançando um álbum de músicas originais.

"Cantar é a sua oportunidade de ser ouvido. Kyle está muito mais calmo agora", assinala a mãe do garoto, Caroline, ao Daily Mail. Ela conta que, cerca de três anos atrás, em uma escala de zero a dez, o seu nível de ansiedade era por volta de nove. "Agora é de cerca de três", afirma.

"Kyle e eu estamos mais conectados. Ele dorme bem, os seus níveis de tolerância estão muito melhores, e ele tem sido capaz de fazer amigos pela primeira vez", enumera a mãe, entre os benefícios que surgiram depois do contato mais próximo com a música.

O pai do jovem, que morreu em um acidente de moto, era músico e a mãe acredita que daí vem a capacidade musical do garoto. Ele chegou a cantar quando era criança algumas músicas infantis, mas, de repente parou. Depois de anos de silêncio, Caroline levou-o para um instituto de musicoterapia onde o talento do menino foi finalmente desbloqueado.

Caroline lembra de como ele chegou em casa de uma das sessões, correu para o quarto, pegou seus CDs favoritos e começou a cantar e tocar a música no teclado. Incentivada por seu terapeuta, Caroline levou Kyle a um estúdio de gravação local onde produziu um álbum de cover de suas músicas favoritas, lançado em 2012.

Seu novo álbum, "Além da Sintaxe", uma referência à dificuldade que as pessoas autistas têm de ordenar palavras, foi lançado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril. É uma coleção de 12 canções originais, com a maioria das letras escrita por sua mãe, que costumava cantar em sua juventude.

Para promover o CD, Kyle também estrelou seu próprio clipe, com algumas cenas filmadas na rua movimentada perto de sua casa, o que seria impensável até poucos meses atrás.

Confira!




Fonte/texto: Vírgula Uol